O Assassinato de Roger Ackroyd.

Autora: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Páginas: 312
Gênero: Romance Policial
Avaliação: 

            Skoob | Saraiva | Submarino | Amazon 

Quem acompanha o blog sabe que eu sou super fã da Agatha Christie. Eu descobri o trabalho dela há alguns anos e me encantei com a sua forma de contar e construir uma história, foi também por meio dela que descobri os romances policiais e as histórias de detetive.

Sempre que posso pego alguma de suas obras para ler, e no último mês achei que seria legal fazer uma maratona Agatha Christie onde vou inserir a cada mês um livro da autora nas minhas leituras. O livro escolhido para o mês de Novembro foi O Assassinato de Roger Ackroyd

O personagem central deste livro é o Roger Ackroyd, um milionário Industrial que é encontrado morto em seu quarto na mansão Fernly Park, na vila King's Abbott. O curioso é que o assassinato de Roger é o terceiro crime que acontece na pacata vila, outras duas pessoas também morreram suspeitas de prováveis suicídios. 

Inconformada com a morte do tio Flora Ackroyd descobre que o famoso detetive Hercule Poirot  está de férias na vila e pede a ajuda dele para descobrir o assassino do tio.  A partir daí Poirot inicia sua investigação, todos os envolvidos viram suspeitos e nada escapa da perspicácia do grande detetive.

[...] - Não lhe disse, pelo menos trinta e seis vezes, que é inútil ocultar coisas a Hercule Poirot? Que ele sempre acaba descobrindo a verdade?" pág. 211

A primeira vez que tentei ler esse livro confesso que acabei desistindo e deixando para depois, porque achei a leitura um pouco massante e arrastada já que os primeiros capítulos o narrador apresenta todo o cenário descrevendo os assassinatos anteriores ao de Roger Ackroyd. Depois que li uma resenha elogiando muito o livro decidi dar mais uma chance a ele e o peguei para ler; ainda bem que fiz isso porque O Assassinato de Roger Ackroyd é um dos melhores livros que Agatha Christie já escreveu. 

Temos uma trama bem intrincada e muito bem arquitetada pela autora, o nosso narrador é o Dr. Sheppard, médico local e melhor amigo do Roger Ackroyd. Ele conduz muito bem o leitor ao longo da narrativa e você fica tão envolvido que só pensa em devorar um capítulo atrás do outro. 

Todos os personagens desse livro são fascinantes, temos a famosa velha fofoqueira da cidade representada por Caroline Sheppard, irmã do Dr. Sheppard, temos o enteado boêmio Ralph Paton, a cunhada Cecil Ackroyd e a sobrinha Flora Ackroyd, ambas pobres e inconformadas com suas situações, além de mais alguns outros personagens. Todos se tornam suspeitos e cada um esconde seu segredo obscuro que vai sendo desvendado um a um por Poirot. 

A narrativa acontece em primeira pessoa e o que mais gosto nos livros da autora é o fato de o narrador ser sempre algum personagem que esteja próximo do detetive, isso conserva ainda mais o suspense e a surpresa da história porque nunca temos as pistas tão facilmente, Agatha Christie instiga nosso raciocínio e nos coloca para pensar constantemente ao logo da narrativa. 
[...] - Quantas vezes ouvi o Inspetor Japp dizer isso! "M. Poirot e as suas pequenas ideias! Fantasiosas demais para o meu gosto", dizia ele, "mas sempre tinham algo de aproveitável." pág. 168

O desfecho é realmente surpreendente, para mim não foi tanto porque eu matei a charada antes do final e já sabia quem era o culpado antes de Poirot apresentar a solução, mas não deixei de ficar admirada com o quanto a autora foi ousada e sagaz. Todas as pistas são lançadas ao leitor e você só precisa organizá-las e perceber as pequenas informações que a autora solta. 

Depois que superei os primeiros capítulos mais lentos, a leitura foi incrivelmente mais rápida, meus olhos ficaram presos na narrativa e só larguei para dormir. Hercule Poirot é o meu detetive favorito; adoro ler os casos dele. 

Li em e-book então não tenho como comentar sobre a diagramação e parte gráfica do livro, mas gosto muito dessa capa ela é bem bonita. 

O Assassinato de Roger Ackroyd é um livro excepcional, muito bem escrito com uma história inteligente e um final inesperado que deixa o leitor de boca aberta. Quem gosta do gênero e ainda não leu, leia! A rainha do crime vai deixar você embasbacado! 
                                                                     

Um comentário:

  1. Amiga que legal que vc está conseguindo ler um livro da Agatha por mês. Fico feliz por vc e desejo sucesso em dezembro, fico na expectativa para saber qual será o escolhido =)
    Os poucos títulos que li dela até agora fiquei envolvida do começo ao fim, não tive problema com o início e achei mega inteligente como os casos foram desvendados. E diferente de você eu nunca desvendo quem é o culpado, sei lá acho que nem tento, gosto da surpresa.
    Enfim beijos e ótimas leitura nesse fim de novembro!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.