Especial Halloween: Autores de Terror/Horror/Suspense


  Hey, queridos! Tudo bem? 

 Hoje é sexta-feira dia de mais um post do Especial Halloween e o tema de hoje é autores do gênero e eu vou mostrar a minha listinha de autores que não podem faltar entre as leituras de terror/Horror/Suspense. Os fãs do gênero já devem conhecer alguns dos autores desse top 5 ou até todos eles; espero que gostem da minha seleção! 
 Vem comigo conferir o Top 5 Halloween! 


 Stephen Edwin King (Portland, 21 de setembro de 1947) é um norte americano, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros venderam mais de 350 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. É o nono autor mais traduzido no mundo. (Fonte)
  Quem gosta de Terror/Horror com certeza já conhece o trabalho desse autor, ele é um dos autores mais consagrados do gênero e é um dos que eu mais tenho vontade de conferir o trabalho só pelos elogios que sempre acompanham as obras do autor. 


  Mary Shelley nasceu em Londres, em 30 de agosto de 1797. Esposa do poeta inglês Percy B. Shelley, escreveu Frankenstein para participar de um concurso de histórias de terror realizado na intimidade do castelo de Lord Byron. Mesmo competindo com grandes gênios da literatura universal, acabou redigindo esta que é uma das mais impressionantes histórias de horror de todos os tempos. A história do dr. Victor Frankenstein e da monstruosa criatura por ele concebida vem fascinando gerações desde que foi publicada há mais de cem anos. Brilhante história de horror, escrita com fervor quase alucinatório, Frankenstein representa um dos mais estranhos florescimentos da imaginação romântica.
Mary Shelley foi reconhecida como grande romancista ainda em vida. A autora morreu de câncer cerebral em 1º de fevereiro de 1851, com 53 anos, em Londres. (Fonte)

 Essa autora ou mais especificamente sua obra Frankenstein está no meu imaginário desde quando eu era bem novinha. Sempre fui fascinada por esse personagem sem ainda compreender a literatura e os gêneros literários. Ainda quero um dia ler a obra original e completa da autora. 


 Edgar Alan Poe nasceu em 19 de janeiro de 1809 em Boston, Massachusetts. Ficou órfão aos dois anos de idade e foi enviado à Escócia e à Inglaterra para fazer seus estudos. Na Universidade da Virgínia, se tornou alcoólatra e grande adepto do jogo. Publicou seu primeiro livro de poesias em 1827. Seus poemas são pouco numerosos, mas compreendem versos de primeira classe, especialmente a admirável composição O Corvo, que tanto em prosa como em verso tem sido vertida para várias línguas. Poe também é autor do romance O relato de Arthur Gordon Pym (que inspiraria Melville em seu clássico Moby Dick) e de contos antológicos, entre eles,Assassinatos na rua Morgue e Histórias extraordinárias. Suas narrativas de terror, de mistério e policiais são marcos na história da literatura, tendo influenciado grandes autores como Conan Doyle, Agatha Christie, G. K. Chesterton. Jorge Luis Borges etc.
Um espírito desequilibrado e uma alma atribulada fizeram Poe levar sempre uma vida de miséria e de desespero, mas senhor, ao mesmo tempo, da maior figura do romantismo americano e o mais universalmente conhecido dos seus escritores. Sua própria vida foi um desses romances vividos que fornecem alta matéria para os romancistas. Devido aos excessos alcoólicos, Poe morreu em 7 de outubro de 1849 em Baltimore. (Fonte)
  Poe é um dos autores clássicos que mais tenho curiosidade de conhecer o trabalho, ele é super elogiado e suas obras estão sempre entre os favoritos dos leitores. Logo logo vou acrescentar as obras do autor a minha estante! 

Agatha Christie é, e sempre será, a Rainha do Crime. Soberana dos romances policiais, vendeu bilhões de livros pelo mundo e foi traduzida para 45 línguas, sendo ultrapassada em vendas somente pela Bíblia e por Shakespeare. Nasceu Agatha Mary Clarissa Miller, em 15 de setembro de 1890, na cidade inglesa de Torquay, mais precisamente na mansão Ashfield. Cresceu ouvindo as histórias de Conan Doyle, Edgar Allan Poe e Leroux, contadas por sua irmã mais velha, Madge. Mas foi a mãe que lhe incentivou a começar a escrever contos, quando um forte resfriado fez a menina Agatha ficar alguns dias de cama. Anos mais tarde, continuaria escrevendo encorajada por Eden Phillpotts, teatrólogo amigo da família. Já famosa diria que, no início, todas as suas histórias eram melancólicas e que a maioria dos personagens morria no final. (Fonte)
 Essa é a minha diva do suspense e policial, eu sou muito fã das obras da Agatha e sempre estou garimpando os livros dela. Ela sabe como ninguém criar um clima de suspense e tensão em suas histórias capaz de deixar o leitor alucinado ao longo da leitura. Quem ainda não conhece as obras dela corre para conferir. 

Abraham "Bram" Stoker nasceu em 1847, em Dublin, na Irlanda. Sua paixão pela literatura surgiu logo na adolescência. Formou-se na faculdade de Matemática, trabalhou como jornalista,  funcionário público e diretor de teatro. Mas, ao longo desses anos, sempre escreveu histórias. Seu livro mais conhecido, Drácula, foi publicado em 1897. É uma das mais famosas e horripilantes histórias de terror de todos os tempos. Baseado no folclore da Transilvânia e num personagem real (o rei Vlad, o Empalador), Stoker redigiu um relato que tem assombrado gerações consecutivas de leitores, transformando-se num mito adaptado para o cinema, quadrinhos e TV, talvez o mais significativo destes últimos dois séculos. Bram Stoker faleceu em Londres a 20 de abril de 1912. (Fonte)
  Eu adoro histórias de vampiros e sempre tive vontade de conhecer Drácula, obra mais famosa de Bram Stoker. Acabo sempre adiando a leitura porque sei que não é uma narrativa fácil e como ainda não estou familiarizada com o gênero preciso começar com algo mais leve. Mesmo assim, Stoker é um autor que já está na minha listinha faz tempo. 

 Esse foi o meu Top 5 Autores do gênero, espero que tenham gostado. Vocês já conhecem algum desses autores? já leram algum de seus livros? Aguardem os próximos posts do Especial Halloween! :)
                 Organizadores: Guilda dos Leitores |Pausa para um livro 
                                       Apoio: Darkside

Beijos, e até breve!
            

Um comentário:

  1. Amiga estou adotando esse especial =) apesar desse estilo não ser meu favorito gosto de me aventurar por ele às vezes. Aos poucos estou conhecendo os trabalhos do Stephen King e estou gostando. Comecei com Carrie, A Estranha agora pretendo ir aos poucos adentrando em suas histórias.
    Da Mary Shelley só conheço o livro Frankenstein, que por sinal pretendo iniciar a leitura esse mês. Sempre achei esse personagem mega interessante e cheio de questões filosóficas e éticas.
    Amiga assim como você também tenho curiosidade em ler os trabalhos do Poe, mas ainda não tive oportunidade. Pretendo começar com Histórias Extraordinárias. Sucesso para nós nessa meta!!!
    Já li alguns livros da Agatha Christie e gostei muito, quem dera conseguir ler tudo dela, mas seria um mega desafio diante de tantos autores existentes, mas pretendo ler pelo menos seus principais livros.
    Já li Drácula de Stoker e garanto que não é tão difícil assim de ler nem tão assustador. Vc já viu o filme!!!????? Ele ficou bem fiel, enfim adorei ambos. Aconselho vc a ler o quanto antes, para quem é fã dos vampiros essa obra é fundamental.

    Parabéns pelo post ficou ótimo. Beijos e sucesso nas futuras leituras!!!
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.