Um pouco sobre gêneros literários: Young Adult.



   Hey, galerinha!

  Hoje trouxe de volta a coluna Um pouco sobre Gêneros Literários da qual eu já estava com saudades. Adoro fazer a pesquisa dessa coluna porque dá para descobrir bastante coisa legal que eu não sabia sobre os gêneros literários. 
 Desta vez o nosso assunto é o Young Adult, um gênero que faz muito sucesso por aqui e que já fisgou o coração e a preferência de muitos leitores. Alguns dos meus livros preferidos são desse gênero literário e fico sempre curiosa quando surge um novo lançamento nessa linha. 
 Young Adult ou jovens adultos é uma literatura voltada para o mercado adolescente abrangendo pessoas de 14 a 21 anos. Esse tipo de literatura diferencia-se da infantojuvenil por abordar temáticas mais adultas. 
 No YA como é popularmente chamado, os personagens principais são adolescentes vivendo os dilemas típicos dessa fase da vida, talvez seja por isso que o gênero faça tanto sucesso, já que representa bem o universo adolescente. 
  A gama de temas abordados no YA é muito variada e podemos destacar a busca pela identidade, a descoberta da sexualidade, a depressão, o abuso de drogas, conflitos no relacionamento familiar, relacionamentos amorosos, status social, Bullying entre outros. 
  O gênero já se popularizou no Brasil e além dos autores estrangeiros que figuram entre os preferidos dos leitores, temos também os autores nacionais apostando nesse tipo de literatura.
 O bom é que o YA abriu portas para vários outros gêneros que também se destacam entre os leitores. Hoje podemos dizer que o Young Adult já é uma literatura consolidada com seus milhares de admiradores que muitas vezes já até passaram da fase adolescente, mas que amam o universo que essas narrativas descrevem. 
 Apesar da grande massa de fãs do Young Adult, o gênero também ainda sofre um pouco de preconceito (como sempre!). Por ser uma leitura mais leve, despreocupada e possuir narrativas simples alguns ainda torcem o nariz e afirmam que o gênero nem mesmo pode ser considerado como literatura. Sim, ainda temos ignorantes que pensam assim, infelizmente. 
 O importante é que a grande maioria que curte o Young Adult contribui para que o gênero se torne cada vez mais comentado e admirado, com tantas opções de leituras disponíveis no mercado literário e cada vez mais as editoras investindo nos livros para jovens os YAs já lideram as listas de mais vendidos no mundo. Isso só vem comprovar que a leitura vem conquistando cada vez mais espaço na vida desses jovens. 
 É impossível não ser conquistado pelas tramas e personagens que encontramos nos livros desse gênero. E como já disse várias vezes por aqui, o importante é ler, então escolha o tipo de leitura que mais lhe agrada e boa viagem!




   E aí, gosta dos YAs? 

4 comentários:

  1. Sim amiga Eu leio e adoro YA!!!! Adoro essa sua coluna, sempre aprendo algo.
    Concordo com vc, o que realmente importa é ler e se divertir. E se a pessoas tem acesso a vários estilos e gênero pode depois de um tempo descobrir qual faz mais seu estilo ou se assumir um leitor eclético, ler um pouco de tudo abre nosso horizonte.
    Parabéns por mais um post interessante e lindo. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "EU LEIO YA!"
    Simplesmente adoro YA's pra mim foram os livros que me abriram pro mundo do NA e pro mundo dos romances eróticos, e AMO!
    Muita gente não sabe o que é o estilo ou o que está lendo, e a proposta do post foi Ótima ADOREI Rafa!

    xoxo

    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu leio muito os livros desse gênero e amo-os. Na verdade, não sabia exatamente o que significada YA, apenas tinha uma ideia. Percebo que vem crescendo e é bem mais do que o merecido, pois essas histórias são muito boas. Concordo com você, o importante é ler, não é porque o gênero não lhe agrada que tem que inferioriza-lo, as pessoas tem que entender isso e respeitar.
    Amei o post.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante para mim, por isso não economize palavras; adoro saber sua opinião! Caso tenha um blog deixe o link para que eu possa retribuir seu comentário. :D
Beijos da Rafa!!

Tecnologia do Blogger.